You are currently viewing CONGRATULAÇÕES DA ANACRIM À JUÍZA RENATA GIL

CONGRATULAÇÕES DA ANACRIM À JUÍZA RENATA GIL

A ANACRIM – Associação Nacional da Advocacia Criminal parabeniza a Magistrada Renata Gil Alcântara Videira por sua indicação ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ)

A magistrada Renata Gil, exemplo de profissional e mulher, iniciou sua carreira jurídica no Rio de Janeiro, há vinte e cinco anos e ocupa, atualmente, a titularidade da 40ª vara criminal da Capital.

Na última sexta-feira, 22 set. 2023, a juíza criminal foi eleita por unanimidade pelos ministros do Supremo Tribunal Federal, para integrar o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Renata Gil foi eleita presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), exercendo mandato de 2020 a 2022, sendo a 1ª mulher – em mais de 70 anos- a presidir a instituição.

Em sua gestão, foram organizados movimentos de impacto, como trazer juízas afegãs ao Brasil depois do retorno do Talibã ao poder.

Em 2020, idealizou a Campanha Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica, em parceria da AMB com o CNJ. Mulheres que são vítimas de agressores podem se identificar com um X vermelho feito de batom na mão. Em 2021, a campanha se tornou lei federal.

Nas últimas duas décadas e meia a juíza Renata Gil honrou e dignificou a magistratura fluminense, não só respeitando os jurisdicionados e advogados, mas aplicando a lei com sensibilidade, coerência, bem como desenvolvendo políticas públicas voltadas à concretização da lei e da justiça, sobretudo para mulheres.

Para a advocacia do nosso Estado, a presença da Dra. Renata Gil no CNJ é a certeza do aperfeiçoamento das metas de controle, transparência administrativa e processual daquele órgão.

A ANACRIM e a ANACRIM-RJ apresentam votos de congratulações e desejam sucesso nesta nova e relevante atividade.

James Walker
ANACRIM
Presidente

Flávio Fernandes
ANACRIM-RJ
Presidente